INSS recuperados mais de 19 milhões de meticais devidos por contribuintes

INSS recuperados mais de 19 milhões de meticais devidos por contribuintes

A delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em Inhambane recuperou cerca de 19.400 mil meticais em dívida de contribuintes durante o primeiro trimestre do ano em curso.

De acordo com uma publicação da instituição, o valor representa uma realização de 174,33% da meta prevista que era de cobrar 11.121.767,70 meticais em toda a província no período em referência.

A mesma refere que valor foi cobrado a 1.484 empresas e entidades empregadoras que ainda não tinham canalizado ao sistema os descontos efectuados nos salários dos trabalhadores.

O INSS em Inhambane destaca que foi cobrado 7,5 milhões de meticais ao maior devedor da província. Os cerca de 183 trabalhadores da empresa estavam impedidos de recorrer a qualquer de suas prestações no INSS devido à situação de irregularidade do empregador.

A superação da meta se deveu à combinação de medidas e metodologias mais flexíveis, em que se destacaram palestras de consciencialização e acordos bilaterais, refere o documento.

Nos últimos tempos, o INSS tem multiplicado encontros de persuasão e consciencialização com diferentes grupos, nomeadamente contribuintes e trabalhadores de diferentes sectores de actividade, em todo o país, para uma reflexão sobre o impacto das dívidas contraídas por alguns contribuintes ao sistema de segurança social obrigatório, resultantes da falta de canalização dos descontos efectuados nos salários dos trabalhadores.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.