Inicie o ano com saúde financeira

Inicie o ano com saúde financeira

Ano Novo, hábitos novos. Começar o ano a cuidar da saúde financeira é meio caminho andado para assegurar um futuro mais tranquilo. Faça de 2023 o ano de novos hábitos financeiros e procure mantê-los a longo prazo. Uma coisa é certa, poupar requer muita prática, paciência e disciplina.

Nancy Mafundza, Directora de Retalho do FNB Moçambique, diz: “O primeiro passo para construir um futuro financeiro seguro, começa pela elaboração de um orçamento que lhe permita pagar eventuais dívidas existentes, fazer face a despesas correntes e ter disponibilidade financeira  para  custos não projectados.

Ao elaborar um orçamento, há que ser realista e ter a certeza de que este adequa-se à sua realidade. Convém, igualmente, considerar a redução de despesas não essenciais como comer fora regularmente, fazer compras por impulso, gastar em artigos de luxo, entre outras.

“Para não ficar sobrecarregado com despesas desnecessárias neste novo ano, identifique formas ou áreas onde seja possível poupar e investir o seu dinheiro. As despesas não planeadas podem, facilmente, levar a acumular dívidas desnecessárias.”, segundo Nancy.

Nancy partilha dicas financeiras rápidas e fáceis de implementar para começar o ano da melhor forma:

  1. Transferências automáticas: activar a funcionalidade de transferências automáticas para o pagamento de despesas fixas, no seu Internet Banking, pode ajudá-lo a poupar dinheiro, reduzindo possíveis penalizações por atraso. Os pagamentos são feitos atempadamente, permitindo-lhe ficar descansado quanto aos seus compromissos financeiros.
  2. Utilização de um método de controlo orçamental: o uso de um método de orçamentação, como uma simples folha de Excel (existem também muitos aplicativos simples de usar na Internet), adaptado à sua realidade, pode ser uma forma eficiente de manter as suas despesas sob controlo.  Ao adoptar esta disciplina financeira, poupar torna-se mais natural, ajudando-lhe a identificar áreas onde pode reduzir gastos desnecessários e redireccionar esse dinheiro para uma conta poupança ou depósito a prazo.
  3. Subscrever um depósito a prazo: a fim de poupar para eventuais emergências: um depósito a prazo rende juros sobre o valor poupado, fazendo com que as suas poupanças cresçam ao longo do tempo. Tendo em conta a actual tendência inflacionária da nossa economia e, também, a nível mundial, adopte meios de poupança que o ajudem a encarar o futuro com tranquilidade. Dispôr de um fundo poupado equivalente a entre 3 e 6 meses de encargos mensais (ou equivalente a entre 3 e 6 meses do seu salário), é uma regra a considerar.
  4. Poupe o seu troco: antigos hábitos como colocar as suas moedas em um mealheiro, são sábios e bastante efectivos, coloque as suas moedas num frasco e, após alguns meses, ficará surpreendido com o valor que conseguiu juntar. Para os Clientes FNB, o produto Trocos® permite, aos titulares de contas bancárias activas, poupar uma parte do seu troco cada vez que fazem pagamentos com o seu cartão de débito ou crédito FNB.
  5. Guarde qualquer dinheiro extra: em algumas situações, temos a possibilidade de receber ou ganhar algum dinheiro extra, fonte da venda de algum artigo, um bónus, etc. Caso não tenha um plano sólido para este género de rendimento, não o gaste. Guarde os valores numa conta poupança para que lhe renda juros.

“Vivemos num clima económico difícil e encorajamos os nossos Clientes a compreenderem a enorme importância de poupar ao longo do tempo. Cultivar hábitos de poupança e tomar o controlo do seu futuro financeiro são atitudes que fazem toda a diferença, para alcançar a liberdade financeira. Se ainda não começou, é essencial que comece a poupar agora. Com dedicação e disciplina, este pode ser o ano com que sempre sonhou”, conclui Nancy.

 

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.