Inflação média anual acelerou no II trimestre

Inflação média anual acelerou no II trimestre

De acordo com o Índice de Robustez Empresarial publicado há dias pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) no II Trimestre de 2022, a inflação média anual prosseguiu com a tendência de aceleração, tendo atingido a cifra dos 6.82% face aos 6.13% registados no Trimestre anterior.

Segundo a CTA a aceleração do nível geral de preços é explicada por um lado pelo efeito da repassagem dos preços internacionais de combustíveis e alimentos para o mercado doméstico, e por outro pela fraca oferta de produtos frescos associado a queda irregular de chuvas no País.

Índice de Robustez Empresarial demostra que a estabilidade cambial continuou a ser a variável que amenizou as pressões existentes.

Olhando para a tendência da Taxa de Câmbio, os dados do Banco de Moçambique referentes ao II Trimestre de 2022 mostram que esta variável continuou apresentando um comportamento estável, situação que perdura desde o III Trimestre de 2021, tendo a cotação média se situado em MZN/USD 63.83 no II Trimestre de 2022.

Esta estabilidade do Metical significa que as condições de procura e oferta de divisas não apresentaram grandes alterações entre o I e II Trimestre de 2022.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.