Índice PMI: Actividade empresarial atinge níveis mais elevados de quase um ano

Índice PMI: Actividade empresarial atinge níveis mais elevados de quase um ano

O índice PMI do Standard Bank revela que a actividade empresarial moçambicana subiu em Abril para 51,7 atingindo “os níveis mais elevados registados desde Julho de 2022”.

O Purchasing Managers’ Index (PMI) publicado pelo Standard Bank Moçambique resulta das respostas de directores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado.

Segundo o documento, este foi terceiro mês consecutivo de subida do índice PMI.

Para este inquérito, “uma subida mais forte dos novos negócios apoiou uma expansão mais rápida da produção e novo aumento elevado do número de empregos”. Por outro lado, “o número de aquisições caiu pela primeira vez em três meses, devido a alguns relatos de problemas de tesouraria”.

“As empresas mantiveram-se bastante confiantes de que a actividade irá crescer ao longo do próximo ano”, lê-se no inquérito mensal Standard Bank Moçambique, liderado pelo economista-chefe, Fáusio Mussá.

No relatório, o economista-chefe deixa ainda uma palavra para uma “pressão nos fluxos de caixa” das empresas, “resultado de atrasos nos pagamentos do Estado e no reembolso de IVA”.

“Afinal de contas, o Tesouro está a enfrentar pressões decorrentes da reforma salarial”, concluiu.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.