Incubadora de Talentos da MultiChoice forma jovens africanos em matérias de cinema

Incubadora de Talentos da MultiChoice forma jovens africanos em matérias de cinema

A Incubadora de Talentos da MultiChoice (MTF, sigla em inglês)  acolhe 60 novos alunos integrantes da turma de 2023 do programa de formação de 12 meses, totalmente financiado, que desenvolve talentos emergentes nas áreas de televisão e cinema em África.

Nesta edição da MTF, a academia recebeu milhares de inscrições em 13 países africanos, incluindo Moçambique.

Depois de um processo rigoroso de selecção, foram distinguidos 60 jovens aspirantes a cineastas para fazerem parte do programa de formação.

A formação inclui aspectos teóricos e práticos de produção de filmes que vai desde a redacção do roteiro até à filmagem, edição e pós-produção de áudio.

Os jovens seleccionados vão iniciar o programa de formação no dia 23 de Janeiro deste ano. Moçambique será representado por dois (2) jovens: Genilson Matuca e Dulany Sedemo; que já se encontram integrados na Academia da MTF em Lusaka, Zâmbia.

As Academias da MTF na Zâmbia, Quénia e Nigéria continuam a trabalhar com os parceiros regionais e internacionais para garantirem que os alunos recebam o melhor padrão de formação e experiências práticas necessárias para aprimorar as suas habilidades e contribuir positivamente no sector da indústria de cinema e televisão.

O programa de formação é orientado por uma vasta equipa multidisciplinar de especialistas premiados de todo o continente, parte dos quais têm produzido conteúdos para os canais do Grupo M-Net – empresa de produção de conteúdo de entretenimento (programas infantis, desporto, filmes, reality shows) que faz parte da MultiChoice.

Os melhores graduados de cada uma das três academias terão a incrível oportunidade de desenvolver ainda mais as suas habilidades com vários estágios patrocinados por organizações parceiras da MTF, como: a New York Film Academy (NYFA) e a Zee World, entre outras. Nestes estágios, os estudantes poderão adquirir experiências práticas adicionais para prepará-los ainda mais para vários sectores da indústria de entretenimento.

“Estamos extremamente empolgados com a turma de 2023 e desejamos-lhes boa sorte na nova jornada. A produção de filmes é uma arte tão maravilhosa e, por estar em constante evolução, este ano os nossos alunos serão incentivados a explorar várias tecnologias emergentes que estão a revolucionar a indústria. Encorajo a turma de 2023 a ser ousada e a instigar curiosidade na busca por contar histórias africanas”, disse Nwabisa Matyumza, Directora do programa MTF.

A MTF tem mostrado sucesso contínuo desde a sua criação, aprimorando as habilidades de mais de 120 cineastas emergentes em 13 países de todo o continente, que agora fazem parte da crescente rede de graduados da MTF, levando histórias africanas para o mundo.

A turma MTF Alumni de 2022, três meses após a formatura, viu 60% de seus graduados já economicamente activos na indústria de televisão. Este é um verdadeiro testemunho do poder da formação e desenvolvimento proporcionado pelo programa da MTF.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.