História do “Jardim Tunduro” retratada em filme

História do “Jardim Tunduro” retratada em filme

O Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), em Maputo, vai exibir amanhã o documentário “Pulmão na Baixa da Cidade de Maputo”, que retrata a história do Jardim Botânico Tunduru, um dos mais antigos do país.

O filme, composto por três reportagens com diferentes abordagens sobre o jardim, foi produzido por Finina Bila e por um grupo de formandos dos cursos de Operador de Câmara e Apresentador de Televisão, no âmbito da iniciativa “Estúdio Olhar Artístico”, coordenado por Sérgio Libilo, de quem surge proposta inicial.

“O Jardim Tunduru é mesmo o pulmão da cidade, um espaço arborizado e muitas pessoas pouco sabem da sua história”, disse Bila, explicando que o espaço, criado em 1885, herdou o nome de um distrito tanzaniano que acolheu combatentes da luta de libertação nacional.

Disse que para a produção do documentário foram escalados diversos pontos do jardim e da capital de modo a trazerem-se detalhes poucos explorados.

“Trazemos aspectos relacionados com a sua estrutura arquitectónica e contamos com uma arquitecta urbanista para essa viagem.  Falamos também de plantas medicinais como a canela, parece que este é o único sítio da cidade que a tem”, continuou.

O Jardim Tunduru foi criado pelo paisagista inglês Thomas Honney, responsável pela concepção dos jardins do rei da Grécia e do sultão da Turquia.

Antes da independência, o local, que abriga várias plantas indígenas exóticas, chamava-se Jardim Municipal-Vasco da Gama. Foi profundamente remodelado em 1907, adoptando o actual desenho.

No final de 2011, encontrava-se num avançado estado de degradação, tendo sido assinado um protocolo entre entidades públicas e privadas para a sua recuperação demorada. Foi reaberto ao público a 21 de Dezembro de 2015.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.