Governo vai averiguar derrame de combustível na Beira

Governo vai averiguar derrame de combustível na Beira

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (Mireme) anunciou ontem a criação de uma comissão de inquérito para apurar as causas de um derrame de combustível ocorrido no Porto da Beira, centro do país

“O incidente ocorreu no sábado no âmbito da bombagem de combustível” para condutas “das instalações da Companhia do Pipeline (oleoduto) Moçambique Zimbabué”, anunciou o diretor adjunto de Hidrocarbonetos e Combustíveis, José Muhai, citado pela agência Lusa.

Segundo a agência,  em causa esteve a rotura de uma conduta de gasóleo, parte do qual acabou por ser baldeado pela população de bairros vizinhos que se aglomeraram junto à corrente que saía da zona do porto.

Suspeita-se que a inobservância de procedimentos de segurança, face à elevada pressão a que decorrem as operações de bombagem pode ter contribuído para a rotura da infraestrutura, concluiu Muhai.

De referir que o Porto da Beira é um dos principais pontos de passagem de mercadorias e bens essenciais, como combustíveis, para os países do interior da África Austral, sem acesso ao mar.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta