Governo pretende investir no transporte eléctrico ferroviário que une todo o país

Governo pretende investir no transporte eléctrico ferroviário que une todo o país

​O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, disse, na quinta-feira (29), em Maputo, que o Governo tem um plano “verde” para investir na construção de uma ferrovia​,​ ​para a circulação de metros eléctric​os, que une Moçambique.

“A nossa ambição genuína é que nos próximos cinco anos, e tivermos os recursos e o foco necessários, nós podermos ligar Moçambique, do Rovuma ao Maputo, através da linha férrea. Fazendo isso não há melhor coisa do que utilizar a energia eléctrica porque é uma energia que nós temos aqui, já produzimos e até exportamos”, referiu.

De acordo com Magala, o projecto-piloto está avaliado em 100 milhões de dólares e será na linha Maputo-Ressano Garcia, de 88 km, na província de Maputo.

Nesse projecto de “mobilidade verde”, conforme referiu Magala, se incluem as centenas de transportes eléctricos previstos na implementação do projecto Bus Rapid Transit (BRT).

“O grande desafio é dos recursos limitados que sempre temos em termos de financiamento, mas isso não nos impede de sonhar, empreender e realizar e é isso que vai acontecer”, assegurou o Ministro.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.