Governo necessita de 15 M$ para retomar a construção de três pontes em Cabo Delgado

Governo necessita de 15 M$ para retomar a construção de três pontes em Cabo Delgado

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, revelou na semana passada, que o Governo necessita de 15 milhões de dólares para retomar as obras de construção de três pontes na Estrada Nacional Número 380, que liga Macomia a Awasse, em Cabo Delgado.

Segundo Carlos Mesquita, trata-se das pontes sobre dois afluentes do Rio Messalo e sobre o Rio Mapwedi, nos distritos de Macomia e Muidumbe, respectivamente.

Falando durante uma visita às obras, Mesquita frisou que “o Executivo moçambicano está neste momento em busca de novos financiadores para a conclusão destas obras abandonadas, há mais de três anos, devido aos ataques terroristas.

“A estrada regional 380 (Silva-Macua/Awasse), é de vital importância sócio-económica, pois conecta as regiões norte, centro e sul de Cabo Delgado”, disse o governante.

A embaixada do Japão em Moçambique anunciou, oficialmente, que vai cancelar o apoio na construção da ponte sobre o rio Messalo, no posto administrativo de Nairoto, na província de Cabo Delgado, devido à insegurança instalada por conta dos ataques terroristas que tendem a recrudescer.

Em Março, Keiji Hamada, embaixador nipónico em Moçambique, reconheceu a importância da infra-estrutura, por facilitar a circulação de pessoas e bens, entre outros serviços, mas anota que o terrorismo não tem estado a facilitar a execução das obras.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.