Governo mobiliza fundos para a reabilitação da EN1

Governo mobiliza fundos para a reabilitação da EN1

A Estrada Nacional Número um (EN1), principal via do país, esta num estado avançado de degradação, cenário que, em algumas vezes tem propiciado um elevado número de acidentes de viação. Governo mostra-se preocupado com a situação.

“Neste momento está a ser feito o trabalho de levantamento dos quantitativos necessários para a reabilitação da via”, disse o porta-voz do governo, Filimão Suaze ontem após a sessão do Conselho de Ministros.

O porta-voz garantiu, no entanto, que, nos próximos tempos, haverá pronunciamento do Ministério das Obras Públicas sobre a reabilitação da EN1.

A situação da EN1 é uma preocupação do Governo e não é de hoje, daí que vêm já sendo mobilizados fundos com uma e outra dificuldade, mas a perspectiva indica que se vai conseguir”, explicou o porta-voz da sessão do Conselho de Ministros.

De referir que em Abril passado, o Governo já tinha a intenção de reabilitar a EN1 e, segundo cálculos avançados na altura pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, as obras estavam orçadas em 750 milhões de dólares.

Na altura, o Governo indicou que o valor necessário para a reabilitação, que inclui a construção de um total de 13 portagens e que vai incidir numa extensão de 1.300 quilómetros dos 2.477 quilómetros que a rodovia possui, seria disponibilizado pelo Banco Mundial.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.