Governo inaugura a exposição sobre Malangatana

Governo inaugura a exposição sobre Malangatana

A ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, inaugurou na noite de ontem no Museu Nacional de Arte (MUSART) a exposição “Sim, a música é linda: o caminho do restauro do ‘trabalho’ (1967) do artista plástico Malangatana.

“A exposição que temos o privilégio de inaugurar hoje, (ontem) enquadra-se nos esforços do governo de promoção de uma acção proactiva de preservação do espólio artístico nacional, cujos depositários são entidades privadas e ou públicas”, disse Materula na sua intervenção

A governante disse que a exposição representa o culminar de uma parceria conjunta que contribui para a preservação do património aqui presente, composto por 14 obras de arte da autoria do saudoso e conceituado artista plástico Mestre Malangatana Ngwenya.

A exposição inaugurada, segundo a ministra, resulta de uma ação de preservação do património artístico nacional no âmbito da parceria com a MOLDARTE e os Amigos do Museu. Foi desencadeada num processo de restauro da obra do artista plástico Malangatana, sob a iniciativa do Banco Absa que tem sido um verdadeiro parceiro na valorização das artes plásticas moçambicanas.

“Esta exposição tem carácter didático-pedagógico pois visa consciencializar a sociedade em geral, os detentores de obras de arte de referência em particular, sobre a importância e o impacto da realização de acções de restauro, bem como promover e divulgar a competência técnica nesse domínio”, disse a ministra.

“A arte de Malangatana nos lembra a riqueza cultural e a capacidade transformadora da expressão artística, assim que ela nos inspira, conscientizando sobre a importância do restauro”, enfatizou a ministra perante uma plateia recheada de individualidades ligadas às artes.

A exposição estará aberta ao público até ao dia 09 de Junho de 2024, e “como tal, gostaria de aproveitar a ocasião para convidar a todos os amantes das artes e culturas a visitar e conhecer uma obra pouco conhecida do nosso grande mestre”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.