Arranca hoje, em Maputo, a Expo Café Moçambique 2025, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) e da Associação Moçambicana de Cafeicultores (AMOCAFÉ).
O evento decorre até sábado sob o lema “Do cultivo à degustação: Celebrando os 50 anos da Independência de Moçambique”.
O evento visa valorizar a cultura do café, promover os produtores locais, incentivar o consumo interno e estimular parcerias ao longo da cadeia de valor deste produto emblemático.
Por esta ocasião, o vice-presidente de Associação de Pequenas e Medias Empresas, Pedro Silva reconheceu os esforços notáveis que já começam a ser feitos pelo Governo para explorar esse potencial de forma estruturada, inovadora e inclusiva.
Defendeu a criação de um ambiente de mercado saudável para o desenvolvimento do negócio. “O que hoje se impõe não é descobrir esse potencial, é acelerar os processos que conduzam ao seu aproveitamento pleno, criando um ambiente de mercado verdadeiramente propício ao crescimento rápido e sustentável do sector cafeeiro nacional”, disse.
Disse ainda que as MPMEs devem ser apoiadas para actuar não apenas como produtoras, mas também como transformadoras, distribuidoras, exportadoras e criadoras de marcas próprias de café moçambicano.
“É imperioso democratizar o acesso a oportunidades e criar condições para que o café seja uma fileira onde o pequeno empresário também possa crescer, competir e prosperar”, acrescentou.
Deixe uma resposta