O Governo, através do Ministério do Interior (MINT) rubricou, esta terça-feira (20), um memorando de entendimento com as operadoras de telefonia móvel (Tmcel, Vodacom e Movitel) de Moçambique, para a criação de Linhas de Emergência grátis.
As linhas, segundo o Executivo moçambicano, visam auxiliar o processo de prevenção e combate aos crimes, sinistralidade rodoviária e outros problemas sociais.
“As linhas de emergência vão permitir que, em situações de crise, os cidadãos tenham acesso rápido, eficiente, sem custos e sem barreiras, aos serviços de emergência, independentemente da sua localização ou operadora de telefonia que usem”, frisou o secretário permanente do Ministério do Interior, Victor Canhemba Júnior.
O projecto inserido no Sistema de Gestão da Segurança Pública do Ministério do Interior (SIGESP), deverá arrancar no próximo ano.
O governante acrescentou, igualmente, que o sistema irá permitir com que qualquer cidadão, independentemente da operadora ou localização, possa aceder gratuitamente aos serviços de socorro em situações críticas.
(Foto DR)
Deixe uma resposta