Governo e Europa lançam novas iniciativas na área da Juventude e Pacto Ecológico

Governo e Europa lançam novas iniciativas na área da Juventude e Pacto Ecológico

Governo de Moçambique e a Equipa Europa lançaram duas iniciativas Equipa Europa: “Pacto Ecológico” e a “e-Juventude”, um evento que teve lugar no Centro Cultural Franco Moçambicano.

A Equipa Europa é constituída pela União Europeia, Estados-Membros e a sua rede diplomática, as suas instituições financeiras e organismos de execução, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento.

A abordagem da Equipa Europa reforça a cooperação, a coordenação, a coerência e a complementaridade das acções com o objectivo de aumentar o impacto e elevar a Europa como parceiro de referência.

Este evento foi liderado pela Secretária Permanente para Juventude e Emprego, Ivete Alane; pela Secretária Permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Emília Fumo; e pela Equipa Europa. Estiveram presentes representantes de alto nível do Governo de Moçambique, da União Europeia e dos seus Estados-Membros, entre outros parceiros de cooperação, da sociedade civil e do sector privado.

A iniciativa “Pacto Ecológico para Moçambique” visa intervir em três vertentes: apoiar o Governo para proteger e restaurar o capital natural do País; melhora das oportunidades socioeconómicas através do acesso a sistemas de infra-estruturas resilientes e sustentáveis; promover o ambiente favorável, contribuir a fortalecer as capacidades e instrumentos, na administração pública e na sociedade, para tirar partido das oportunidades que a transição ecológica oferece.

A iniciativa “e-Juventude” pretende apoiar a juventude moçambicana a atingir o seu pleno potencial para liderar a transformação socio-económica do país através de uma estratégia baseada nos 3: Educação, Emprego e Empoderamento.

Todos os programas em curso e planeados pela União Europeia e pelos Estados-Membros nestas duas áreas contribuem para cada uma das Iniciativas Equipa Europa, abrangendo todo o país. Ambas as iniciativas foram validadas no âmbito de consultas com o Governo, parceiros de cooperação e da sociedade civil.

A Secretária Pemanente para Juventude e Emprego, Ivete Alane, diz acreditar que esta iniciativa E-juventude vai ser um bom espaço, para que juntos, a União Europeia, os parceiros, o Governo, o movimento associativo juvenil, possamos trazer resultados aos nossos jovens. Nós queremos acreditar que esta iniciativa nos vai fazer chegar longe, juntos e de forma articulada.”

A Secretária Permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Emilia Fumo, fez notar que: “No âmbito dos programas do plano quinquenal do Governo temos acções muito claras no que diz respeito ao fortalecimento ambiental.

Este fortalecimento, hoje, é demonstrado aqui por este pacto ecológico e de juventude, que é mais uma iniciativa dos parceiros de cooperação. É inquestionável a cooperação que Moçambique tem com a União Europeia e todos os seus países membros, em várias vertentes.

E mais uma vez esta cooperação mostrou amizade entre os povos, entre os países, e naquilo que é o objectivo global: Estamos mais uma vez unidos para reforçar o nosso comprometimento, especialmente no que diz respeito às mudanças climáticas e no que diz respeito à juventude.”

De acordo com o Encarregado de Negócios Alemão, Rüdiger Zettel: “Com um cenário geopolítico cada vez mais em mudança, precisamos de respostas conjuntas e é precisamente a isto que a abordagem da Equipa Europeia visa”.

esta  diz ainda que “pretendemos engajar com os nossos países parceiros, tal como Moçambique, de forma estratégica e aumentar a coerência, complementaridade e coordenação da nossa colaboração – especialmente nos sectores com maior potencial de transformação.

Através das iniciativas da Equipa Europa, que serão lançadas hoje, vamos juntar os nossos esforços e ampliar o nosso compromisso na área de juventude e na área de ambiente e clima.”

Como declarou o Embaixador da União Europeia, Antonino Maggiore: “Tanto no sector da Juventude como no da Transição Verde, a União Europeia continuará activa na procura de mais parcerias estratégicas com o Governo, com a comunidade internacional, os Centros de Ensino, o Sector Privado, e os actores da Sociedade Civil, confiantes de que, unindo esforços, poderemos alcançar um impacto maior e mais duradouro para os Moçambicanos actuais e do futuro.”

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.