Governo diz que investiu 133 milhões de meticais no empoderamento da juventude nos últimos dois anos

Governo diz que investiu 133 milhões de meticais no empoderamento da juventude nos últimos dois anos

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou hoje que o Governo moçambicano investiu mais de 133 milhões de meticais, no período compreendido entre 2020 a 2023, para financiar programas de empoderamento da juventude em todo o País.

Falando durante a abertura da terceira sessão ordinária do Conselho Nacional da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), que arrancou na escola do partido na cidade da Matola, o estadista moçambicano destacou que a verba encaixada no Orçamento do Estado (OE) serviu para financiar 800 projectos de jovens, através da iniciativa “Meu Kit, Meu Emprego”, com vista a estimular o empreendedorismo juvenil que resultou na criação de sete mil micro-empresas.

“Esta agenda deve ser cumprida com o jovem e para o jovem. É sabido que, através de programas estruturantes de governação, o País tem estado a registar um crescimento em muitos sectores da economia e da sociedade, no meio de adversidades de diferentes âmbitos. A agenda fiel à juventude é a oportunidade para o financiamento dos programas do seu empoderamento, por exemplo, como foi dito através do Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis”, disse Nyusi, citado pela AIM.

Adicionalmente, o Executivo criou o programa “EMPREGA” que já capacitou mais 3.500 empresas das quais 550 estão a ser financiadas com valores até 1,5 milhão de meticais cada, não reembolsáveis, bem capacitação e formação de pouco mais 21.000 jovens, dos quais mais de 5.000 já receberam financiamento para formalizar os seus negócios.

Sobre o Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis (FAIJ), o chefe do Estado realçou que a cifra passou de uma média de cinco milhões de meticais por ano para cerca de 33 milhões de meticais no período de 2015 a 2024.

Entretanto, o governante incentivou a juventude a abraçar áreas como a agricultura através do Programa Sustenta, pesca através do Programa Mais Peixe com vista a garantir mais empregabilidade no País.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.