Governo diz que era inevitável o aumento de preço dos combustíveis

Governo diz que era inevitável o aumento de preço dos combustíveis

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, disse esta segunda-feira que o aumento do preço dos combustíveis no país evitou o colapso no fornecimento, porque os importadores e distribuidores do sector operavam com prejuízos.

“Tendo em conta a evolução do preço internacional” e também a taxa de câmbio, teve-se “de permitir que as empresas importadoras e distribuidoras fizessem a revisão dos preços, para assegurar a continuidade do fornecimento, garantir segurança e reposição de ‘stocks’”, declarou Tonela.

O governante falava à margem do sexto conselho coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, que decorre na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado.

“O nível de prejuízo era tão elevado que algumas das empresas estavam a endividar-se com a banca, para fazer importações, sem capacidade para fazer a reposição”, declarou.

O ministro dos Recursos Minerais e Energia assinalou que o Governo mantém o subsídio no preço do gás de cozinha, pagando 12 meticais por quilo.

Na última semana, a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) de Moçambique anunciou a subida dos preços dos produtos petrolíferos no país entre 7% a 22%, reflectindo a subida do preço do barril de crude.

Agência Lusa

Partilhar este artigo