Governo diz que areias pesadas de Chibuto em Gaza têm alto valor comercial

Governo diz que areias pesadas de Chibuto em Gaza têm alto valor comercial

Moçambique reforça a sua posição na exploração de areias pesadas com o arranque oficial, na passada sexta-feira, da implementação do projecto de extracção de minerais pesados de Chibuto, na província de Gaza, numa cerimónia presidida pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi.

O projecto de extracção avança com perspectiva de receita para o Estado avaliada em 33 milhões de dólares/ano só em IRPC

Na ocasião, o estadista sublinhou que venceu a persistência dos moçambicanos, pois o projecto foi marcado por avanços e recuos de empresas de vários países que alegavam que a matéria- -prima nacional não tinha valor comercial.

“Afinal Chibuto tem uma das maiores reservas e melhores areias do país”, salientou.

O Presidente da República explicou que o projecto passou por uma fase de auto-risco durante a pesquisa, o que exigiu recursos e capacidade técnica. “Várias vezes reuni-me com o investidor para encorajá-lo”.

O estadista saudou a empresa Ding Sheng, dona do projecto, pelo facto de estar a contribuir na instalação de equipamentos, ajudando a população local no abastecimento de água.

Classificou o empreendimento como de grande dimensão internacional, com valor estratégico para a dinamização da economia nacional, podendo gerar 33 milhões de dólares por ano só de Imposto de Rendimento sobre Pessoas Colectivas, acrescidos a mais 8 milhões em royalties por ano, durante a vida do projecto.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta