Governo disponibiliza três bilhões de meticais para investigação agrária

Governo disponibiliza três bilhões de meticais para investigação agrária

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) vai beneficiar de um investimento de três bilhões de meticais, nos próximos dois anos e meio, para o melhoramento de infraestruturas de pesquisa de vacinas e campos de produção de sementes, com objectivo de incrementar a produção agrícola no país, anunciou, hoje, em Maputo, o Presidente da República (PR).

“O meu Governo decidiu alocar para os próximos dois anos e meio deste ciclo, três bilhões de meticais para a requalificação dos laboratórios de investigação de vacinas e de campos de produção de sementes pré-básicas e básicas”, disse Filipe Nyusi, no discurso de abertura do primeiro simpósio de pesquisa agrária de Moçambique, que se realiza no distrito da Katembe.

O PR justificou o investimento na certeza de que o desenvolvimento do sector agrário inicia com a “ligação da investigação [e] produção por meio dos extensionistas”.

“Uma parte desse dinheiro [já foi entregue]. Acredito que [cerca de] cinco porcento já está a circular nos vossos laboratórios. A qualquer momento voltaremos a fazer entrega de laboratórios modernos, porque não temos muito tempo”, prometeu Nyusi.

A ideia do Governo, segundo o PR, é o desenvolvimento de soluções tecnológicas adaptadas aos agricultores do sector familiar considerando o habitat sócio-económico da população rural.

Ao longo de 47 anos de independência apenas nove porcento dos agricultores utiliza sementes certificadas, disse Nyusi, a considerar que “não podemos permitir que mais anos se percam ou passem sem iniciarmos o processo de resolução definitiva desse problema primário”.

O PR reconheceu que o valor não é suficiente para resolver o problema em dois anos e meio [o período restante para o fim dos seu segundo mandato], por isso frisou a necessidade de acelerar os passos.

“Temos que começar a correr. Começa-se a correr e depois o resto vai continuar”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta