Governo disponibiliza 120 milhões de dólares para PMEs

Governo disponibiliza 120 milhões de dólares para PMEs

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) vão beneficiar de um financiamento de 120 milhões de dólares de um Fundo de Garantia Mutuária que está a ser preparada pelo Governo.

Avança o Notícias, a informação conta do balanço do Plano Económico e Social do Orçamento do Estado de 2023, elaborado pelo Ministério da Economia e Finanças. E, segundo a tal, o plano está a ser finalizada proposta do decreto que cria o fundo, que deverá ser submetida ao Conselho de Ministros para apreciação e aprovação.

Está igualmente em conclusão a preparação do plano de negócios para a operacionalização do fundo.

A criação do Fundo de Garantia Mutuária foi aprovada em Abril sob proposta do Banco Mundial, ao abrigo do projecto “Mais Oportunidades”, avaliado em 300 milhões de dólares.

O jornal recorda a explicação do Ministro da Economia e Finanças sobre o fundo, segundo a qual o objectivo é permitir à banca moçambicana disponibilizar recursos financeiros para fortalecer a capacidade de investimento a taxas mais acessíveis para as PMEs.

O fundo será destinado a empresas seleccionadas dos sectores da agricultura, comercialização e processamento agrícola, piscicultura, turismo e habitação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.