O ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, avançou esta quarta-feira (19), que o Executivo moçambicano está determinado a garantir a melhoria do desempenho, eficiência e competitividade do Porto da Beira, em Sofala, localizado na região Centro de Moçambique.
Falando durante uma visita àquela infra-estrutura portuária, o governante explicou que o congestionamento de camiões no acesso ao recinto portuário e o tempo de espera do manuseamento de carga, sobretudo no Terminal de combustíveis, são algumas barreiras por remover.
“Neste momento, o Porto da Beira não é competitivo, e isso penso que está mesmo claro para a concessionária, que podemos melhorar um pouco mais. Estamos com problemas de infra-estrutura de acesso ao Porto da Beira, que é o primeiro constrangimento”, assinalou João Matlombe, citado numa publicação da Rádio Moçambique.
Dirigindo-se à entidade gestora do porto, a Cornelder, o ministro enfatizou ser necessário melhorar o corredor de acesso ao terminal portuário. “É preciso melhorar a infra-estrutura de acesso, estamos a falar da Estrada Nacional número 6 (N6), temos que melhorar a fronteira de Machipanda, para garantir que os camiões fiquem menos tempo, que faz parte do conjunto da eficiência do Porto”, anuiu Matlombe.
Além da estrada de acesso directo ao Porto da Beira, o ministro dos Transportes e Logística anunciou que se perspectiva a construção de um terminal para serviços portuários, fora da cidade da Beira.
(Foto DR)
Deixe uma resposta