Girafa solar quer levar energia às comunidades rurais

Girafa solar quer levar energia às comunidades rurais

Trata-se simultaneamente de uma estrutura que suporta painéis fotovoltaicos e uma cobertura para criar um espaço comunitário em áreas rurais. O sistema solar alimenta um armário técnico, por baixo da cobertura, que oferece 10 tomadas para carregamento de telemóveis e um rádio. Todos os outros sistemas são instalados para apoiar e proteger o sistema eléctrico e os utilizadores.

No futuro, mais soluções plug-in-play podem ser adicionadas, por exemplo, hotspot de internet, televisão e computador. O projecto está localizado em Mangunze.

A embaixada da Irlanda, que financiou este projecto, reiterou o seu apoio a soluções locais que tenham impacto nas comunidades. Esta informação foi avançada pela embaixadora da Irlanda em Moçambique, Nuala O’Brien, durante as festividades do St Patricks Day, conhecido como o Dia Nacional da Irlanda, também celebrado pelo consulado em Moçambique.

O promotor do projecto (Fundação Carlos Morgado), representado por Ruben Morgado, revelou que esta é uma iniciativa que estava a ser desenvolvida há bastante tempo, e que só foi possível graças ao financiamento da Embaixada da Irlanda.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta