Gigante Evergrande paga juros e “adia” a falência

Gigante Evergrande paga juros e “adia” a falência

A gigante promotora Imobiliária, Evergrande transferiu nas últimas 24 horas 83,5 milhões de dólares para uma conta no banco fiduciário, do Citibank e escapa a falência, escreve a media estatal.

A linha de financiamento em causa tem um período de graça de 30 dias pelo que a Evergrande conseguiu reunir liquidez suficiente para cumprir o pagamento antes desse momento.

Segundo especialista na matéria o pagamento adia o problema e evita que os processos judiciais comecem a ser lançados contra a gigante Imobiliária.

É sabido que a Imobiliária tem estado a vender alguns activos do seu património onde grande parte do interesse vem das empresas públicas chinesas. Aliás, este facto terá contribuído para que a Evergrande tenha conseguido “safar-se” ao “default” já este sábado.

A empresa tem vendido alguns ativos e o regime chinês pediu às empresas públicas chinesas que fizessem ofertas pelas unidades da Evergrande em que pudessem estar interessadas — essas movimentações poderão ter sido decisivas para que a Evergrande tenha conseguido escapar ao “default” já este sábado.

Tudo leva a crer, (tendo em conta também a situação real da empresa), que este pagamento juros traz um alívio momentâneo.

“Este pagamento não dá mais do que um alívio ′temporário′ numa empresa soterrada em 300 mil milhões de dólares em dívida que terá de ser reestruturada”, refere uma fonte importante da área, citada pelo Financial Times.

De referir que o grupo tinha falhado, nas últimas semanas, quatro outros pagamentos de juros emitidos no mercado internacional.

O caso Evergrande levou a que outras imobiliárias tivessem falhado também o pagamento de títulos menores, o que alimentou o alerta para um risco de incumprimento em todo o imobiliário.

Partilhar este artigo