Fraco contributo de mineração artesanal preocupa MIREME

Fraco contributo de mineração artesanal preocupa MIREME

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) mostra-se preocupado com o fraco contributo da mineração artesanal para os cofres do Estado, devido a persistência da ilegalidade e informalidade no sector.

A preocupação foi expressa ontem, na província de Maputo, pelo secretario permanente do MIREME, Teodoro Vales, durante a abertura do workshop regional sobre exploração mineira artesanal e de pequena escala para região Austral de África, evento que juntou 45 participantes oriundo dos países da região e representantes dos serviços geológicos nacionais.

“Estamos preocupados porque o contributo dessa produção para os cofres do Estado é insignificante em Moçambique. Persiste a ilegalidade e informalidade neste sector,” disse a fonte citada pela AIM.

Para reverter o cenário o MIREME está a desenvolver acções que visam mitigar impactos negativos da mineração artesanal de pequena escala, nomeadamente a realização de censo de mineradores artesanais com o objectivo de colher dados estatísticos sobre a actividade no país, bem como mapeamento de rotas de contrabando de minerais para acabar com o trafico.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta