Fotógrafo moçambicano distinguido com o prémio internacional

Fotógrafo moçambicano distinguido com o prémio internacional

O fotógrafo moçambicano, Edilson Tomás, recebeu menção honrosa e foi considerado o melhor de África no concurso internacional de fotografia World Water day 2022, no âmbito do Dia Mundial de Água.

Num concurso em que contou com mais de 1000 participantes entre cinco continentes, Edilson Tomás destacou-se com uma fotografia intitulada Babysitter (baba) e mereceu uma apreciação positiva por parte de júri composto por importantes nomes da fotografia e artes ao nível internacional.

Para o fotógrafo, o prémio é especial pois é um reconhecimento internacional. “Tirei a fotografia no momento dramático. Era um dia muito chuvoso e recordo-me que até os meus pais “criticaram-me” pelo facto de eu estar a sair do carro e ′molhar′ o equipamento (…) e mesmo assim, insiste até que consegui tirar a fotografia que hoje tornou-se no motivo do reconhecimento internacional”, refere o fotógrafo ao MZNews após saber da distinção.

A foto em alusão foi tirada há cinco anos, em Cheringoma, Inhaminga, província de Sofala. A mesma retratada a história de duas crianças, uma a cuidar da outra, num momento crítico, em que chovia torrencialmente.

Para World Waterday o envolvimento de Edilson Tomás neste projecto figura-se também como um contributo para a distinção da fotografia moçambicana.

Edilson Tomás nasceu e cresceu em Maputo. O seu primeiro contacto com o mundo da fotografia surgiu em 2011, por mera curiosidade. Mas a paixão pela fotografia surge quando se apercebe que esta é a melhor forma que tem de expressar os seus sentimentos, mas também de despertá-los noutras pessoas.

Nestes sete anos como fotógrafo profissional, Edilson já conseguiu alguns feitos. Em 2017, foi terceiro classificado num concurso da Organização das Nações Unidas, (ONU), sobre mulher, sob tema “Empoderamento Economico das Mulheres” em 2016, teve uma menção honrosa num concurso da Minerva com o tema “Mulheres Invisíveis”, e em 2015, foi considero como o autor de uma das melhores fotografias da exposição bienal organizado pela empresa TDM.

E mais: consta ainda no curriculum do fotografo, a participação no concurso “residência artística” Catchupa Factory, em Mindelo, Cabo Verde, tendo ficado em terceiro lugar.

“Identifico-me com fotografia de belas-artes e representacionais, dedicando grande parte do meu tempo a desenvolver as minhas qualidades enquanto fotógrafo para que um dia possa ser reconhecido como alguém que contribuiu para a valorização desta arte em Moçambique e quiçá no mundo”, refere o jovem premiado.

A World Water day 2022 photo contest é uma iniciativa da Lions Club Internacional, Word Water day, commissione Europea, Instituto italiano di Cultura, Grupo Solidarietá Africa, Provincia Monza Brianza.

Partilhar este artigo