Fórum Eurafrica inicia hoje com planos de tornar ideias em projectos

Fórum Eurafrica inicia hoje com planos de tornar ideias em projectos

A quinta edição do Fórum Eurafrican vai iniciar hoje, na freguesia de Carcavelos, em Portugal, sendo um dos propósitos debater ideias que possam tornar-se em projectos benéficos para ambos continentes.

De acordo com o Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa existe um grande interesse de investimento em África de empresários portugueses espalhados pelo mundo, que poderão direccionar investimentos para áreas de energias, das infraestruturas, ou da educação e da ciência.

“Antes de serem projectos, têm de estar enquadrados numa discussão e visão estratégica”, salientou António Calçada de Sá.

O Eurafrican Forum, que decorre hoje e sexta-feira em Carcavelos, está organizado em torno de cinco eixos e conta com a participação do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, dos presidentes de Portugal, de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, e de vários empresários e banqueiros portugueses e africanos.

“O Eurafrican foi pensado procurando debater quatro ou cinco grandes temas e tópicos ligados às relações entre Europa e África; tem todo o interesse pela nossa relação com África, um continente com o qual temos relações históricas, sociais e culturais, principalmente com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)”, disse o presidente do Conselho da Diáspora.

Dividido em dois dias, o Eurafrican é aberto esta manhã pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, e depois haverá vários painéis dedicados à geopolítica e geoestratégia, saúde, educação e ciência, economia e emprego, transição energética e transformação digital e, por último, oceanos e economia azul, disse António Calçada e Sá.

Na sexta-feira, haverá uma sessão corporativa, com vários empresários, havendo depois lugar ao Diálogo Presidencial entre os chefes de Estado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.