FNDS disponibiliza 15 milhoes de dólares para financiar agricultura na Zambézia

FNDS disponibiliza 15 milhoes de dólares para financiar agricultura na Zambézia

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) vai disponibilizar 15 milhoes de dólares para financiar as pequenas e médias empresas que actuam no sector de agro-negócios.

O valor, que varia entre 6 e 63 milhões de meticais, destina-se especificamente aos que actuam no ramo de produção e processamento de sementes e agro-processamento de caju.

José Gonçalo, delegado do FNDS na Zambézia, disse ao jornal “O País” que o financiamento visa aumentar a capacidade de produção agrícola das empresas e renda das famílias.

E as empresas selecionadas terão de comparticipar com cerca de 30% do valor global do projecto.

De forma escalonada, para agro-processamento, os investimentos variam de seis a 40 milhões de meticais, enquanto para pequenas e médias empresas, o volume anual mínimo de negócios a ser financiado vai até 600 milhões de meticais.

Já para produção e processamento de sementes, o limite mínimo é de 6 milhões e máximo 50 milhões de meticais.

Para os mutuários interessados em cada uma das áreas concorrentes, devem apresentar a comparticipação em dinheiro depositado no banco, numa conta dedicada ao projecto.

O Projecto MozRural é uma iniciativa do Governo da República Moçambique, implementado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, nas províncias da Zambézia e Nampula e conta com financiamento do Banco Mundial. (O País)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta