FMI diz que economia mundial poderia “dispensar” crise da dívida dos EUA

FMI diz que economia mundial poderia “dispensar” crise da dívida dos EUA

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que economia mundial, que enfrenta já uma “forte incerteza”, poderia “dispensar” a tensão das negociações sobre o tecto da dívida dos Estados Unidos.

A directora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, disse hoje, num fórum em Doha, no Qatar, citada pela AFP, que “a economia mundial, já confrontada com uma incerteza tão grande, poderia dispensar” negociações intermináveis em Washington.

Recorde-se que em Washington, democratas e republicanos esforçam-se por chegar a um acordo para evitar que o país entre em incumprimento a partir de Junho, aumentando os receios de pânico financeiro e de uma recessão, com um potencial efeito de contágio à escala mundial.

Kristalina Georgieva afirmou, no entanto, estar convencida que um acordo pode resolver a situação da primeira economia mundial.

“Os Estados Unidos já se debateram no plano puramente teórico com a possibilidade de incumprimento, mas encontraram sempre “uma solução no último minuto”, sublinhou Kristalina Georgieva, acrescentando que “devemos sempre estar conscientes que esse risco existe”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.