Um negócio pouco claro, entre o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) e Matibane Beach Resort, levou a que fossem gastos, em poucas horas, mais de 10 milhões de meticais numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi.
A Matibane Beach Front Resort, uma luxuosa estância sediada no distrito de Mossuril, província de Nampula, e que presta serviços hoteleiros, recebeu da FIPAG um total de 11 230 671,08 meticais, dos quais 7 847 357,08 meticais pelo aluguer e montagem de duas tendas e outros 3 383 314, 00 meticais para prestação de serviços de catering. Foram aquelas tendas que, a 19 de Agosto último, estiveram acomodados participantes da cerimónia de inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Pemba. O evento foi presidido pelo Chefe de Estado, afinal, vai resolver a preocupação de mais de 230 pessoas.
Entretanto, segundo o semanário Evidências, parece haver poeira no negócio entre a FIPAG e a Matibane Beach Front Resort, sendo esta última apontada como uma empresa onde o Chefe de Estado tem interesses. Diz-se que andava às moscas, mas que após a inauguração oficial pela Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula, em representação de Nyusi, em 2022, passou a absorver vários eventos do sector público, apesar de estar localizado em uma zona de difícil acesso.
Citando fontes não identificadas, o jornal refere que o valor drenado pela FIPAG seria suficiente para adquirir uma nova tenda na China e pagar o frete a valores mais reduzidos, cerca de 1 600 000 meticais.
O valor deste negócio “está subfacturado….e seria, de longe, suficiente para a compra de pelo menos três tendas com dimensões similares”, refere o semanário.
Deixe uma resposta