Um negócio estranho que drenou mais de 10 milhões de meticais em poucas horas

Um negócio estranho que drenou mais de 10 milhões de meticais em poucas horas

Um negócio pouco claro, entre o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) e Matibane Beach Resort, levou a que fossem gastos, em poucas horas, mais de 10 milhões de meticais numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi.

A Matibane Beach Front Resort, uma luxuosa estância sediada no distrito de Mossuril, província de Nampula, e que presta serviços hoteleiros, recebeu da FIPAG um total de 11 230 671,08 meticais, dos quais 7 847 357,08 meticais pelo aluguer e montagem de duas tendas e outros 3 383 314, 00 meticais para prestação de serviços de catering. Foram aquelas tendas que, a 19 de Agosto último, estiveram acomodados participantes da cerimónia de inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da cidade de Pemba. O evento foi presidido pelo Chefe de Estado, afinal, vai resolver a preocupação de mais de 230 pessoas.

Entretanto, segundo o semanário Evidências, parece haver poeira no negócio entre a FIPAG e a Matibane Beach Front Resort, sendo esta última apontada como uma empresa onde o Chefe de Estado tem interesses. Diz-se que andava às moscas, mas que após a inauguração oficial pela Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula, em representação de Nyusi, em 2022, passou a absorver vários eventos do sector público, apesar de estar localizado em uma zona de difícil acesso.

Citando fontes não identificadas, o jornal refere que o valor drenado pela FIPAG seria suficiente para adquirir uma nova tenda na China e pagar o frete a valores mais reduzidos, cerca de 1 600 000 meticais.

O valor deste negócio “está subfacturado….e seria, de longe, suficiente para a compra de pelo menos três tendas com dimensões similares”, refere o semanário.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.