Uma explosão subterrânea, que se suspeita ter sido causada em uma tubagem de gás, deixou o saldo de um morto e cerca de 48 pessoas feridas, 12 das quais seguem internadas, mas fora de perigo, na Bree Steet, centro de Joanesburgo, na África do sul.
O incidente ocorreu no fim da tarde (17h00) de quarta-feira (19), e fez capotar pelo menos 23 carros. A explosão rasgou a estrada por vários metros conforme imagens verificadas pelo MZNews. Houve fendas e buracos para onde alguns veículos deslisaram e tombaram. Outros até sobrepuseram-se entre si.
De acordo com a AP News, as autoridades retiraram as pessoas que se encontravam no local com receios da ocorrência de uma segunda explosão ou que os edifícios degradados no local pudessem ruir.
“Os edifícios correm o risco de ruir”, disse Panyaza Lesufi, o Primeiro-ministro da província de Gauteng, onde cita Joanesburgo. “Os danos são avultados”. Os estragos afectaram uma área de cerca de cinco quarteirões.
Para já não está claro se a explosão foi causada pela por uma fuga nas condutas subterrâneas da cidade ou por outra fonte indeterminada.
O fornecedor de gás de Joanesburgo, Egoli Gas, disse num comunicado que era improvável que um dos seus gasodutos fosse o responsável. A empresa disse que não houve interrupção no abastecimento na área e que os seus investigadores não encontraram fugas.
Testemunhas oculares disseram que as pessoas já estavam dentro de alguns dos miniautocarros (chapas) quando a explosão as atirou para o ar. Nos momentos imediatamente a seguir à explosão, as pessoas foram vistas a correr enquanto o fumo saía de uma fenda na estrada.
Um homem, que não revelou o seu nome, disse que estava no seu carro quando ouviu “um grande barulho. A seguir, eu estava no ar e o meu carro estava a capotar”, disse. Ele disse que estava abalado, mas sem ferimentos.
Deixe uma resposta