Evergrande volta a evitar incumprimento à última hora

Evergrande volta a evitar incumprimento à última hora

É já pela terceira vez que o cenário se repete e a gigante chinesa da construção Evergrande, que atravessa uma grave crise de liquidez, volta a safar-se e consegue pagar, à última hora, juros sobre títulos de dívida, evitando assim entrar em incumprimento.

Fontes que acompanham de perto a situação da Imobiliária, referem que a dívida da Evergrande ascende a 260 mil milhões de euros. Valor superior ao Produto Interno Bruto (PIB) português.

A sua situação financeira é acompanhada com preocupação, porque o potencial colapso pode abrandar o crescimento da segunda maior economia mundial. 

Na quarta-feira, cumpriu-se o período de carência de um mês para efetuar o pagamento de títulos em dólares no valor equivalente a 128 milhões de euros -, mas os credores receberam o dinheiro, revelou a Bloomberg

Mas uma vez a solução surgiu na última hora, mas ao que tudo indica, o caminho a percorrer é bastante longo. Até que um dos próximos obstáculos é o pagamento de 255 milhões de dólares agendado para 28 de Dezembro.

Vale a pena lembrar que em Outubro, a Evergrande evitou, por várias vezes, entrar em incumprimento, pagando, à última hora, juros sob títulos emitidos em dólares. O grupo tem também vendido ativos de forma a aumentar a liquidez.

Informações locais dão conta de que esta semana, a empresa arrecadou 124 milhões de euros com a venda de uma participação numa empresa de serviços da Internet, a HengTen Networks Group.

Determinados a limitar a especulação no sector imobiliário, os reguladores restringiram o acesso do crédito às empresas, visando reduzir os níveis de alavancagem. Mas vários artigos publicados pela imprensa oficial esta semana sugerem que as autoridades parecem querer aliviar parte da pressão.

Estima-se que a dívida da Evergrande emitida em dólares, nos mercados internacionais, ascenda a 19 mil milhões de dólares (16,2 mil milhões de euros). Por razões legais, se a Evergrande falhar algum destes pagamentos isso significa que entra em incumprimento não só nessa linha específica, mas, de forma automática, potencialmente em toda a dívida emitida no estrangeiro.

Dívida que, ainda assim, é uma fração dos 300 mil milhões de dólares que são o endividamento total da empresa.

Partilhar este artigo