EUA mantêm sua posição como o maior mercado de viagens e turismo do mundo

EUA mantêm sua posição como o maior mercado de viagens e turismo do mundo

O último Relatório de Tendências Económicas do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) revela que os EUA continuam sendo o maior e mais poderoso mercado de Viagens e Turismo do mundo.

A sua classificação superior foi reafirmada, apesar de sofrer longas e prejudiciais restrições de viagem que pouco fizeram para impedir a propagação do COVID-19 e resultaram apenas em sérias perdas económicas.

No entanto, embora a sua posição número um tenha sido mantida, a contribuição do sector de viagens e turismo dos EUA para a economia do país caiu 700 mil milhões de dólares em 2019, para pouco menos de 1,3 trilião de dólares no ano passado.

Uma pesquisa da Oxford Economics para o WTTC, citada pelo Diário Imobiliário, mostra que não houve mudanças nos três principais países – com a China em segundo e a Alemanha em terceiro.

Mas os rankings são ilusórios, pois as principais economias aumentaram os números por via de viagens domésticas, enquanto o número de visitantes internacionais caiu.

Mas, apesar dos desafios dos últimos dois anos, o novo relatório do órgão global de turismo mostra que as viagens de negócios estão no caminho da recuperação.

Para Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC: “Nosso relatório mostra a resiliência do sector de viagens e turismo, apesar do impacto das restrições de viagens em todo o mundo que não conseguiram impedir a propagação do vírus.

“Apesar de um ambiente macro desafiador, o mercado de Viagens e Turismo recuperou. O mundo, com algumas excepções, está a viajar novamente. E estamos vendo um ressurgimento das viagens de negócios. Nos próximos 10 anos, o crescimento de Viagens e Turismo superará a economia global”.

Os dados do WTTC revelam que em termos de contribuição do sector de Viagens e Turismo para o PIB, a China manteve a segunda posição, com mais de 814 mil milhões de dólares, enquanto a Alemanha permaneceu como o terceiro maior sector de Viagens e Turismo do mundo, contribuindo com 251 mil milhões de dólares para a economia alemã.

O Reino Unido caiu drasticamente do quinto lugar em 2019 para o nono em 2021, com uma contribuição de pouco mais de 157 mil milhões de dólares, a maior queda entre os 10 principais países.

Em termos de gastos com viajantes internacionais, a França, que antes da pandemia estava em quarto lugar, ultrapassou Espanha, China e EUA para conquistar o primeiro lugar.

A China, que permanece fechada para grande parte do resto do mundo, estava em segundo lugar antes da pandemia, mas caiu drasticamente para a 11ª posição em 2021.

Em toda a Ásia-Pacífico, os principais mercados de viagens e turismo, como Tailândia e Japão, registaram enormes perdas nos gastos internacionais, o que resultou em ambos os mercados – em quinto e oitavo lugar, respectivamente, antes da pandemia – saindo do top 20 em 2021.

Viagens de negócios em todo o mundo devem crescer mais de 41% este ano

De acordo com as previsões do WTTC, as viagens de negócios em todo o mundo devem crescer mais de 41% este ano. Para os próximos 10 anos, prevê que as viagens de negócios podem crescer em média 5,5% ao ano e podem retornar mais rapidamente na região da Ásia-Pacífico.

O WTTC prevê que até 2032, a China poderá ultrapassar os EUA e se tornar o maior mercado de viagens e turismo do mundo.

A pesquisa mostra que a contribuição do sector de viagens e turismo da China para o PIB pode chegar a 3,9 triliões de dólares até 2032, tornando-se o mercado de viagens e turismo mais poderoso do mundo, e a Índia pode ultrapassar a Alemanha para alcançar o terceiro lugar com um valor projectado de 457 mil milhões de dólares.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.