EUA disponibilizam 40 milhões de dólares para serviços humanitários em Cabo Delgado

EUA disponibilizam 40 milhões de dólares para serviços humanitários em Cabo Delgado

Os Estados Unidos da América (EUA) disponibilizaram 40 milhões de dólares para reforçar as actividades do Programa Alimentar Mundial (PAM) no apoio aos afectados pela violência em Cabo Delgado.

“Estamos gratos ao povo dos Estados Unidos que estendeu a mão ao povo de Moçambique”, disse Antonella D’Aprile, Directora do PAM em Moçambique, citada numa nota da agência das Nações Unidas divulgada na quinta-feira (27).

O valor vai servir para a “assistência crítica” de cerca de 790 mil pessoas, bem como prestação de serviços aéreos humanitários no norte do país, através do Serviço Aéreo Humanitário das Nações Unidas, indica o PAM.

“A assistência não está apenas a ajudar as pessoas mais vulneráveis a atender as suas necessidades imediatas, mas contribui para reforçar a tão necessária resiliência, promover a paz e fortalecer a estabilidade das comunidades”, acrescenta o PAM.

Os Estados Unidos são o maior doador do PAM em Moçambique, tendo apoiado a agência com um total de 289,1 milhões de dólares desde 2017, segundo dados oficiais.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED. (Visão)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.