Estado arrecadou 146,4 mil milhões de meticais em impostos no primeiro semestre

Estado arrecadou 146,4 mil milhões de meticais em impostos no primeiro semestre

As receitas correntes do Estado Moçambicano cresceram 9,8% no primeiro semestre, para mais de 146,4 mil milhões de meticais, impulsionadas pelo aumento na arrecadação de impostos.

Segundo dados citados pela Lusa, apontando o balanço económico e social da execução do Orçamento do Estado de Janeiro a Junho, do Ministério da Economia e Finanças, trata-se de uma realização equivalente a 42% do que era previsto arrecadar com receitas correntes em 2023, estimadas pelo Governo, para todo o ano, em quase 349,1 mil milhões de meticais.

“Do total de receitas arrecadadas no primeiro semestre, 90,3% dizem respeito a impostos cobrados naquele período, no valor total superior a 132,4 mil milhões de meticais”, aponta os dados.

Ainda de acordo com o balanço económico e social da execução do Orçamento do Estado, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) foi o que mais rendeu ao Estado no primeiro semestre, com 33,7 mil milhões de meticais, uma quebra de 2,3% face ao mesmo período de 2022 e equivalente a apenas 36,7% da estimativa para todo o ano, passados já seis meses.

O desempenho deste imposto, explica-se ainda no relatório, é o resultado após dedução de 6,6 mil milhões de meticais de reembolsos do IVA.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.