Está à procura e emprego? Saiba quais as profissões que melhor se identificam com o seu perfil

Está à procura e emprego? Saiba quais as profissões que melhor se identificam com o seu perfil

Todas as pessoas aprendem, processam e retêm novas informações de forma diferente. Para aprender, reter e aplicar eficazmente novas informações no trabalho, pode ser útil compreender qual dos três estilos de aprendizagem comuns se relaciona com cada pessoa.

Segundo o portal “RH Portugal”, citando a Adecco Portugal não só os estilos de aprendizagem mais comuns, mas também as profissões que normalmente estão associadas.

1. Visual

Os estudantes visuais (também chamados “aprendizes espaciais”) processam melhor a informação quando são apresentados com imagens desenhadas num quadro branco, quadros, gráficos, diagramas, mapas ou outros gráficos. Geralmente, processam imagens antes de lerem textos impressos e podem também visualizar conceitos rapidamente.

Os alunos visuais preferem que as instruções sejam impressas em vez de serem dadas verbalmente e podem muitas vezes rabiscar ou esboçar ao conceptualizar ou tentar dar sentido a um novo tópico. Muitos aprendizes visuais lembram-se de algo melhor depois de o terem escrito ou desenhado. Tendem também a organizar visualmente ou compartimentar a informação à medida que aprendem para os ajudar a ligar conceitos e ideias.

2. Auditivo

Os alunos auditivos processam melhor a informação quando esta é falada em voz alta, tal como numa palestra ou numa apresentação oral: podem facilmente lembrar-se do que os outros dizem e preferem falar sobre temas que consideram complexos ou difíceis de compreender.

Preferem instruções verbais e podem utilizar a repetição, nomeadamente em voz alta, para as memorizar. Podem fazer várias perguntas para melhor compreender o tópico e podem precisar de ouvir algo repetido mais do que uma vez antes de compreenderem completamente.

Trabalham bem em grupo e apreciam as discussões de equipa. Os alunos auditivos também beneficiam frequentemente da audição de gravações como método de absorção de novos conceitos.

3. Sinestésico

Os alunos sinestésicos (também chamados “alunos tácteis”) processam a informação através da experiência em vez de mostrar ou contar. Este tipo de estudante prefere fazer mais coisas “práticas”. Preferem tocar e sentir objectos e podem facilmente lembrar-se de coisas que fizeram, ao contrário do que ouviram ou leram.

Gostam de fazer e criar coisas usando as suas mãos, e lembram-se melhor da informação quando estão fisicamente envolvidos. Podem levantar-se, mover-se ou representar a informação para se lembrarem dela. Gostam de participar no processo, seguindo ou assistindo, e preferem praticar ou ensaiar conceitos como forma de absorver novas informações.

Partilhar este artigo