Está à procura de emprego? Saiba o que os empregadores procuram num currículo

Está à procura de emprego? Saiba o que os empregadores procuram num currículo

O Curriculum Vitae (CV) é a primeira oportunidade de causar uma boa primeira impressão e saiba que não tem muito tempo para causar essa impressão. Menos de 20 segundos, é este o tempo que tem para captar a atenção dos recrutadores. Por isso deve trabalhar o seu CV para que não passe despercebido.

Assim, e tendo em conta as mudanças e exigências do mercado de trabalho atual, o portal Human Resources, citando o site Ekonomista elaborou uma lista com algumas das competências mais procuradas pelos recrutadores.

1. Capacidade de resolução de problemas

Todos os empregadores esperam encontrar candidatos capazes de abordar desafios ou problemas e de encontrar soluções para os mesmos. O ideal é destacar essa capacidade no seu currículo.

2. Capacidade de liderança

À semelhança do ponto anterior, a capacidade de liderança é outra das características mais procuradas num candidato. Por isso, não será de estranhar que percorram o seu currículo à procura desta característica.

Para os recrutadores, um candidato deve ser capaz de demonstrar confiança e segurança nos processos de tomada de decisão. Deve, para além disso, ter capacidade de ouvir as pessoas que o rodeiam, de orientar e coordenar a equipa à sua volta, ou ainda, de tomar a iniciativa ou de comunicar efetivamente as suas ideias.

3. Boa capacidade escrita

Por norma, espera-se que um candidato tenha boa capacidade de comunicação e, como tal, entende-se a comunicação oral. Mas para muitas empresas a capacidade de comunicar por escrito é cada vez mais valorizada. E é fácil de perceber porquê.

Grande parte da comunicação entre os profissionais e as chefias de topo é feita por escrito. Para além disso, o domínio das vias digitais é cada vez maior. Por essa razão, é fundamental que seja capaz de mostrar no seu CV a sua capacidade de comunicar efectivamente por escrito.

4. Consolidação de equipas

O team building, que no fundo é a capacidade de orientar uma equipa de trabalho para atingir os objectivos da empresa, é algo fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa.

A capacidade de trabalhar em equipa é muito valorizada pelos empregadores. Logo, é algo a que os recrutadores vão prestar especial atenção no processo de recrutamento.

5. Desempenho e produtividade

Como dissemos antes, são procurados candidatos capazes de contribuir para o sucesso da empresa. Para tal, nada melhor que enfatizar a sua contribuição para o bom desempenho e aumento dos níveis de produtividade da equipa em experiências anteriores.

Partilhar este artigo