Equinor, Shell e Exxon chegam a acordo sobre projecto de GNL com a Tanzânia

Equinor, Shell e Exxon chegam a acordo sobre projecto de GNL com a Tanzânia

A Equinor, a Shell e a Exxon Mobil chegaram a acordo com o governo da Tanzânia para o desenvolvimento de um terminal de exportação de gás natural liquefeito (GNL), informou na sexta-feira o director da Equinor Tanzânia.

O acordo é um marco importante para o projecto, há muito adiado, de desbloquear os vastos mas remotos recursos de gás offshore da Tanzânia, que as empresas envolvidas disseram que deverá custar dezenas de milhares de milhões de dólares.

Tanzânia vai liderar o maior projecto energético de GNL da África Austral e Oriental avaliado em 42 mil milhões de dólares

O acordo de sexta-feira inclui os elementos-chave de um governo anfitrião e de um acordo de partilha de produção, e está sujeito a revisões legais e à garantia de qualidade antes de uma assinatura prevista para as próximas semanas.

“Este acordo abre caminho a uma série de etapas que devem ser cumpridas para concretizar esta fantástica oportunidade de GNL para o país e para o mundo”, afirmou o director nacional da Equinor, Unni Fjaer, num comunicado.

“A decisão final de investimento no projecto de GNL da Tanzânia ainda não foi tomada. A Pavilion Energy, a Medco Energi e a empresa petrolífera nacional da Tanzânia, TPDC, também estiveram envolvidas no acordo”, afirmou a Equinor.

Os próximos passos para a realização do projecto envolvem um período de trabalho de design de engenharia detalhado, disse o presidente da Shell na Tanzânia, Jared Kuehl, numa declaração separada publicada no Linkedin.

A Equinor e a Shell são operadores conjuntos do desenvolvimento, enquanto a Exxon, a Pavilion Energy, a Medco Energi e a empresa petrolífera nacional da Tanzânia TPDC são parceiros no projecto.

Em Junho passado, as partes envolvidas assinaram um acordo-quadro destinado a aproximar o início da construção do projecto.

Em 2014, a Tanzânia afirmou que o desenvolvimento do projecto poderia custar 30 mil milhões de dólares, mas os analistas afirmaram que a inflação dos custos nos últimos anos poderia acrescentar mais milhares de milhões ao investimento.

A Shell opera o Bloco 1 e o Bloco 4 da Tanzânia, que detêm 16 biliões de pés cúbicos de gás recuperável estimado.

O produtor norueguês de petróleo e gás Equinor explora o Bloco 2, no qual a Exxon Mobil detém uma participação e que se estima conter mais de 20 biliões de pés cúbicos de gás.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.