Eni Rovuma Basin e Ministério da Terra e Ambiente promovem iniciativas de capacitação institucional

Eni Rovuma Basin e Ministério da Terra e Ambiente promovem iniciativas de capacitação institucional

A directora geral da Eni Rovuma Basin Marica Calabrese, em nome dos Parceiros da Área 4, e a Secretária Permanente do Ministério da Terra e Ambiente Emília Fumo, assinaram um Acordo de Cooperação cujo objectivo  é   apoiar no processo de capacitação institucional.

Ao mesmo tempo, o acordo visa contribuir para a melhoria e inovação dos serviços de pesquisa ambiental a nível nacional.

No âmbito do referido Acordo, a Eni Rovuma Basin e o Ministério da Terra e Ambiente irão envolver instituições académicas e instituições de pesquisa na promoção de actividades de formação na área ambiental, com vista a formar formadores na concepção e análise de estudos científicos com impacto na gestão sustentável de recursos.

Estas actividades vão abranger o pessoal técnico da Agência Nacional para o Controlo de Qualidade Ambiental – AQUA, gerando um impacto positivo para o país.

A implementação do Acordo prevê iniciativas para o melhoramento das capacidades operacionais das instalações do laboratório ambiental, através do fornecimento e montagem de equipamento técnico, mobiliário e material informático.

“A partilha de conhecimento com os países onde operamos é uma das características da Eni. Com este Acordo, esperamos contribuir para melhorar a capacidade das instituições moçambicanas na salvaguarda do meio ambiente e na gestão dos seus recursos” disse a directora geral da ERB, Marica Calabrese.

Esta iniciativa será implementada pela Eni Rovuma Basin, em nome dos Parceiros da Área 4, nomeadamente ExxonMobil, China National Petroleum Corporation (CNPC), Kogas, Galp e Empresa Nacional de Hicrocarbonetos (ENH) e insere-se no plano de sustentabilidade do projecto Coral South.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.