A Tabela Salarial Única já levou várias classes sociais a considerarem paralisar as actividades até as suas incongruências estejam em acordo com as expectativas dos respectivos trabalhadores. Os juízes, professore e médicos manifestaram seu desagrado com o enquadramento atribuído na tabela. E, pelos mesmos motivos, agora insurgem-se os enfermeiros.
Segundo a “Carta de Moçambique” essa classe de profissionais de saúde calculou, na semana passada, iniciar uma greve na próxima segunda-feira (14). Isto também se deve a facto de o Governo ter-se mantido em silêncio mediante reclamações dos enfermeiros.
A Associação Nacional dos Enfermeiros de Moçambique (ANEMO) não avança data-limite para terminar a greve, devendo esta cessar mediante um pronunciamento do Governo favorável as suas inquietações.
De acordo com a convocatória, a greve vai abranger todos os enfermeiros em serviço na administração pública, afectos às unidades sanitárias públicas e instituições subordinadas ao Ministério da Saúde (Serviços Provinciais de Saúde; Direcções Provinciais de Saúde; Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social; Vereações Municipais de Saúde; Instituto de Investigação; Instituições de formação de Saúde; Centros de exames, Armazém de Medicamentos e artigos Médico-cirúrgicos).
Durante a greve, os enfermeiros vão paralisar as actividades de campanha de vacinação; serviços de pequena cirurgia; enfermaria de Cirurgia/Medicina, Bloco Operatório, com excepção de casos de Urgência e UTI; realização de pensos; canalização venosa periférica e central, excepto em emergências e urgências; colheita de amostras sangue, urina, expectoração, fezes; casa morgue; actividades de saúde pública, tutoria e supervisão de estágios; unidade de tratamento ortopédico ambulatório; e o Programa Nacional de Controlo da Tuberculose.
Contudo, os enfermeiros garantem que vão assegurar serviços mínimos, nos seguintes sectores: Serviços de Internamento, enfermarias; Serviços de Urgência (Banco de Socorro, Pequena Cirurgia e Traumatologia); Serviços de Reanimação de adultos e pediátricos; Serviços de Urgências de Genecologia, Salas de Parto e maternidades; Bloco operatório de urgências.
Deixe uma resposta