Energia eléctrica em Palma será reposta até ao fim desta semana

Energia eléctrica em Palma será reposta até ao fim desta semana

Neste momento, decorrem os trabalhos de reposição da linha vandalizada pelos terroristas durante as suas incursões, com destaque para o ataque de 24 de Março passado.

 O técnico da empresa Electricidade de Moçambique, EDM, Majune Maiava, diz que os trabalhos que decorrem, no terreno, dão garantias de que, até domingo, a rede eléctrica possa ser reposta.

A reposição da energia eléctrica, em Palma, seguir-se-á chegada da corrente, esta semana, em Mocímboa da Praia, depois do trabalho de restituição da linha, a partir de Awassi, num troço de 45 quilómetros.

Para já, está restabelecida a linha de alta tensão que alimenta a base das Forças de Defesa e Segurança, neste ponto, faltando a de baixa tensão, que depende ainda da intervenção, em algumas infra-estruturas da vila.

Em entrevista a jornalistas que trabalham, esta semana, em alguns pontos do Teatro Operacional Norte, o técnico da EDM, Majune Maiava, assegurou que, uma vez reposta a energia em Mocímboa da Praia e Palma, a rede de telefonia móvel deverá ser restabelecida.

Enquanto isso, a rede de telefonia móvel, em Mocímboa da Praia, só está disponível no recinto do Aeródromo local, apenas para serviços de voz, estando, por isso, este despacho a ser enviado da vila do vizinho distrito de Mueda.

O espectro de destruição de infra-estruturas, na vila-sede de Mocímboa da Praia, recentemente recuperada das mãos dos terroristas, ainda é visível, numa altura em que não há civis no local, circulando apenas membros das Forças de Defesa e Segurança e da tropa ruandesa, aqui estacionadas.

Partilhar este artigo