Encerrado prazo para submissão de propostas para selecção do parceiro estratégico do Projecto Mphanda Nkuwa

Encerrado prazo para submissão de propostas para selecção do parceiro estratégico do Projecto Mphanda Nkuwa

Encerrou, na Sexta-feira passada, dia 10 de Março, o prazo para a submissão das propostas técnicas, económicas e financeiras de desenvolvimento, das empresas concorrentes a parceiro estratégico do projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, que consubstanciam a sua candidatura oficial e que se irão juntar à Electricidade de Moçambique (EDM) e a Hidroeléctrica de Cahora (HCB). Dois consórcios internacionais formados por sete empresas concorrem para o projecto Mphanda Nkuwa, nomeadamente:

ETC Holdings, ZESCO Limited, CECOT (Subsidária da Mota-Engil) e PetroSA (Subsidiária da Central Energy Fund, Africa do Sul);

Electricidade de França (EDF), TotalEnergies e Sumitomo Corporation.

A submissão destas propostas é o culminar do concurso público internacional onde a fase de qualificação foi lançada em Junho de 2022 para as empresas pré-qualificadas pelo Governo moçambicano, através do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK), visando a selecção do parceiro estratégico para o financiamento, construção e operação deste empreendimento de geração de energia.

A próxima etapa consistirá na avaliação das propostas, em conformidade com a Lei de Parceria Público Privada, por um Comité de Avaliação presidido pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia e constituído pela EDM, HCB, Ministério da Economia e Finanças, Ministério da Terra e Ambiente, Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social e Banco de Moçambique.

A selecção do investidor estratégico será feita tendo como base a conformidade com a legislação moçambicana em vigor, capacidade técnica, robustez financeira e experiência internacional no desenvolvimento de projectos hidroeléctricos. Para além destes requisitos, as propostas são acompanhadas por uma garantia financeira de concurso de 10 milhões de USD.

O parceiro estratégico terá a responsabilidade de investir entre 500 a 700 milhões de USD, correspondente à proporção da sua participação no investimento total, estimado em 4,5 mil milhões de USD, incluindo a linha de transporte de energia em alta tensão de Tete e Maputo.

Com um custo estimado de 4,5 mil milhões de USD, o projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa inclui o desenvolvimento de uma barragem a fio de água, localizada a 61 km a jusante de Cahora Bassa, no Rio Zambeze, na província de Tete. Uma central hidroeléctrica com capacidade instalada de produção de energia de até 1.500 Megawatts e uma linha de transporte de energia, em alta tensão, de Tete à Maputo de 1300 quilómetros. (Carta)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.