França/Paris: Assa Matusse lança segundo disco intitulado “Mutchangana”

França/Paris: Assa Matusse lança segundo disco intitulado “Mutchangana”

O mais recente disco da cantora moçambicana, Assa Matusse tem o título “Mutchangana” e já está disponível no mercado internacional. Composto por 11 músicas, “Mutchangana” é o termo da língua da região sul de Moçambique que designa os homens e mulheres da etnia Changana.

No disco “Mutchangana” o amante da música encontra a combinação dos ritmos africanos e contemporâneos, temas cantados em português, inglês, francês e sobretudo em Changana, a língua materna da cantora, Assa Matusse, razão pela qual a produção considera um projecto misto, Franco-Moçambicano.

A apresentação do novo disco foi feito recentemente em Paris, França, à margem do Dia da Mulher moçambicana, assinalado a 7 de abril num concerto de homenagem singela às origens com destaque ao pai.

O disco “Mutchangana” é uma produção independente e é o segundo da cantora que segue o disco de estreia intitulado “+ EU”, lançado em 2017 em Moçambique.

Actualmente a cantora reside em Paris onde explora a multiculturalidade da cidade e expõe igualmente a cultura moçambicana. Recordar que nesta cidade participou de residência artística na Fundação Cité Internationale Des Arts e, em maio de 2022, e teve à sua responsabilidade a abertura da gala da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Baptizada com nome “Menina do bairro”, um dos temas do seu primeiro disco, Assa Matusse é cantora, compositora cuja temática melódica é construída a partir da pesquisa baseada em experiências em África e em outros lugares do mundo.

Nascida em 1994, no seio de uma família de cinco irmãos e irmãs em Maputo, em criança e adolescente cultivou o gosto pela música sob a influência do canto e do violão do pai nas reuniões familiares. (RM)

Share this article

Leave a Reply