Businessmen from Cabo Delgado protest against alleged exclusion in reconstruction projects

Empresários de Cabo Delgado protestam contra alegada exclusão nos projectos de reconstrução

Empresários locais, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, afirmam que estão a ser excluídos da reconstrução de infra-estruturas nos distritos assolados pelo terrorismo desde 2017.

Segundo Mamudo Irache, presidente do Conselho Empresarial de Cabo Delgado, citado pelo jornal Notícias e citando a AIM, a reclamação surge numa altura em que muitos empresários desta província esperavam a recuperação económica, depois de terem sofrido pesadas perdas durante a ataques terroristas.

“Informaram-nos sobre o lançamento dos concursos públicos e temos participado. Mas, estranhamente, nenhuma empresa de Cabo Delgado ganhou e, pior ainda, nem nos dizem porquê. Até para a reabilitação das casas de banho estão a contratar empresas de fora de Cabo Delgado”, disse Irache.

Segundo os empresários de Cabo Delgado, em parte já começam a acreditar que as agências envolvidas têm uma agenda para os prejudicar.

“Não deviam falar em falta de capacidade, sobretudo na construção civil”, disse. “Não faz sentido, pois as nossas empresas de engenharia sempre tiveram um papel de destaque nas grandes obras do Estado na província.”

Do Irache acredita que as exigências exigidas pelas agências internacionais são proibitivas, principalmente para empresas que estão se recuperando da crise.

“Havia a necessidade de certificar as empresas e realizámos trabalhos que permitiram a participação de onze empresas locais nos concursos, mas nenhuma dessas empresas nunca ganhou o concurso”, explicou.

Share this article

Leave a Reply