After Google, Amazon and Microsoft, Spotify goes ahead with layoffs already this week

Depois da Google, Amazon e Microsoft, Spotify avança com despedimentos já esta semana

O Spotify está a planear despedimentos tendo em conta a necessidade de redução de custos. Os cortes de pessoal devem começar esta semana.

A notícia foi avançada pela “Bloomberg” e citada pela Executive IT, que diz não saber ao certo quantos empregos estão em risco.

Sabe-se no entanto que o Spotify demitiu 38 pessoas dos seus estúdios de podcast Gimlet Media e Parcast em Outubro, bem como funcionários editoriais de podcast em Setembro. Sobram ainda cerca de 9.800 funcionários, segundo o seu relatório de contas do terceiro trimestre.

De acordo com a mesma fonte, a empresa assumiu um grande compromisso com o podcasting a partir de 2019. Gastou mais de mil milhões de dólares na aquisição de redes de podcast, software de criação, um serviço de hospedagem e direitos de programas famosos como The Joe Rogan Experience e Armchair Expert.

Apesar disso, as acções do streaming sueco caíram 66% no ano passado, quando os investidores questionaram quando começariam a ver retornos desses mesmos investimentos. Na altura, em Junho de 2022 os executivos do Spotify informaram que o negócio de podcast só se iria tornar lucrativo dentro de um ano ou dois, algo que não agradou os investidores.

Recorde-se que este tem sido um momento da história complicado para as empresas de tecnologia, o Google, a Amazon, a Microsoft e a Meta tem anunciado grandes despedimentos, na ordem dos milhares de funcionários. Este fenómeno deve-se ao facto das empresas de tecnologia terem aumentado o número de funcionários durante a pandemia, mas serem agora forçadas a fazer reduções em resposta a uma perspectiva económica instável um pouco por todo o mundo.

Share this article

Leave a Reply