Cost of living may worsen due to excess cash in banks

Custo de vida pode piorar devido ao excesso de dinheiro nos bancos

O Banco de Moçambique (BM) alerta que o excesso de dinheiro no sistema nacional bancário pode elevar o custo de vida no país, pelo que, o Comité de Política Monetária decidiu aumentar o a taxa de depósitos que as instituições financeiras devem fazer por obrigação no BM como reserva, em 11%.

Os coeficientes de Reservas Obrigatórias para os passivos em moeda nacional de sobem de 28,0% para 39,0%, e em moeda estrangeira de 28,5% para 39,5%, referiu o Governador do banco citado pelo The Country.

A medida visa absorver a liquidez excessiva no sistema bancário, com potencial de gerar uma pressão inflaccionária.

Entretanto, para os próximos anos prevê uma inflação inferior a 10%, referiu o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela.

O Banco de Moçambique lembra ainda ao Governo que a despesa pública está muito alta, comparativamente às receitas arrecadadas pelo Estado, o que também constitui um elevado risco para a economia nacional.

“A nível interno, destaca-se a manutenção da pressão sobre a despesa pública, num contexto de fraca arrecadação de receitas, e as incertezas quanto à evolução do preço de bens administrados, sobretudo dos combustíveis líquidos. Na envolvente externa, realçam-se as incertezas quanto aos efeitos do prolongamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, sobre a dinâmica dos preços das mercadorias, bem assim a volatilidade dos mercados financeiros”, disse Zandamela.

O Banco de Moçambique lembra ainda ao Governo que a despesa pública está muito alta, o que também constitui um elevado risco para a economia nacional.

“O endividamento público interno, excluindo os contratos de mútuo e de locação e as responsabilidades em mora, situa-se em 302,8 mil milhões de Meticais, o que representa um aumento de 27,7 mil milhões em relação a Dezembro de 2022”, refere o Banco de Moçambique em comunicado.

Em relação à actividade económica, o banco central refere que, no primeiro trimestre deste ano, a economia nacional cresceu em 4,2%, principalmente devido ao bom desempenho da indústria extractiva. E para este e o próximo ano, sem contar com os projectos de gás natural, o banco central antevê um crescimento económico moderado. (O Pais)

Share this article

Leave a Reply