Blue Forest supports the reconstruction of a university in Zambezia

Blue Forest apoia a reconstrução de Universidade na Zambézia

A Blue Forest, especialista em reflorestação de mangais sediada nos Emirados Árabes Unidos, fornece uma contribuição financeira de dois milhões de Meticais para ajudar a reconstruir as infraestruturas da Escola de Ciências Marinhas e Costeiras da Universidade Eduardo Mondlane (UEM-ESCMC) em Quelimane, província da Zambézia, depois de terem sido severamente danificadas pelo Ciclone Tropical Freddy, em Março de 2023.

O ciclone afectou mais de um milhão de pessoas em Moçambique, causando inundações, surtos de cólera e danos significativos nas infra-estruturas.

Na UEM-ESCMC, cerca de 500 estudantes de graduação e pós-graduação que estão sendo especializados em ciências marinhas, encontram-se impossibilitados de continuar as suas aulas regulares devido aos danos causados pelo “Freddy” nas salas de aulas e nos laboratórios.

Desde 2021, a Blue Forest vem trabalhado em estreita colaboração com duas unidades orgânicas da UEM, nomeadamente a Escola de Ciências Marinhas e Costeiras e o Centro de Investigação e Tecnologia Marinha, na concepção do projecto MozBlue.

O projecto circunscreve-se na restauração e protecção de 140 000 Hectares de mangais em risco, em 10 distritos das Províncias de Sofala e Zambézia, no centro do país.

“Queremos apoiar os nossos amigos e parceiros em Moçambique a reerguerem-se após a devastação causada pelo Ciclone Freddy. Através deste investimento, esperamos capacitar a próxima geração de cientistas marinhos e torná-los munidos para melhor enfrentar as ameaças das alterações climáticas, incluindo os ciclones”, afirmou Vahid Fotuhi, Director Executivo e Fundador da Blue Forest.

O Anfiteatro Chuabo Dembe, que tem capacidade para albergar 120 estudantes, é a primeira infraestrutura a ser reconstruída no âmbito deste projecto. A Blue Forest e a UEM-ESCMC estão a trabalhar em conjunto para garantir que as equipas de construção incorporem procedimentos de construção resistentes aos ciclones, de modo a que a cobertura e as infraestruturas sejam mais resistentes aos impactos de futuras catástrofes climáticas.

Avelino Langa, Director da UEM-ESCMC, acrescentou: “A UEM-ESCMC está grata por este nobre gesto da Blue Forest e reconhece a ciência e a educação ambiental como ferramentas importantes para ultrapassar os efeitos nefastos causados pelas alterações climáticas, actualmente caracterizadas por ciclones tropicais mais intensos como o “Freddy”.

Os benefícios da reconstrução das infraestruturas da ESCMC, com o apoio da Blue Forest, servirão não só a escola, mas também a comunidade em geral. A nossa esperança é que quanto mais cientistas forem formados, maior será a sua contribuição para a restauração e protecção dos mangais em
Moçambique”.

Share this article

Leave a Reply