AfDB warns that Africa's agricultural trade deficit worsens in 2022

BAD alerta que o défice comercial agrícola de África piorou em 2022

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) revelou hoje em relatório que o défice comercial agrícola de África piorou em 2022, ultrapassando os 36 mil milhões de euros, o nível de 2015.

O relatório aponta ainda que o número de pessoas a sofrer fome ou desnutrição subiu para 256 milhões no ano passado.

O documento apresentado hoje, destacou a incapacidade de África de produzir o suficiente para se alimentar, frisando que em 2021, o défice comercial agrícola do continente tinha sido de 36,3 mil milhões de dólares, mas agravou-se no ano passado, atingindo os 38,7 mil milhões de dólares, voltando ao nível de 2015.

“África tem dificuldades em desenvolver a sua produção agrícola e fazê-la acompanhar o crescimento populacional, tornando o continente um importador líquido de alimentos e expondo-o à insegurança alimentar, situação agravada em 2022 pela guerra desencadeada pela Rússia contra a Ucrânia.

O relatório foi apresentado durante as reuniões anuais do Grupo BAD, o evento mais importante da instituição que junta tem 54 Estados-membros africanos e 27 não africanos, que decorrem até sexta-feira, em Sharm el Sheikh, no Egipto.

Share this article

Leave a Reply