Afinal, dívida da LAM estava sobre-avaliada “por lapso técnico”?

Afinal, dívida da LAM estava sobre-avaliada “por lapso técnico”?

O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala disse hoje que, a empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) tinha uma dívida real inferior à declarada, por “lapso técnico”, o que obrigou a uma correcção que melhorou o passivo da empresa.

Segundo a Mateus Magala, a dívida conhecida de mais de 300 milhões de dólares que a transportadora vinha declarando, “na verdade, era menos que isso”, porque uma parte “do que se imputou como dívida não era dívida”.

“Estávamos com uma dívida insustentável, porque nós nos penalizamos com um lapso técnico ou conhecimento limitado”, mas “uma pequena correcção” apurou que a LAM “não estava tão mal em termos de dívida”, afirmou o ministro, citado pela Lusa.

Para o governante, a reavaliação dos encargos da companhia de bandeira permitiu a recuperação de 47,3 milhões de dólares de dívida, a favor da tesouraria da empresa, em um mês.

“A operação, deveu-se ao conhecimento técnico profundo da Fly Modern Ark, a empresa sul-africana contratada pelo Governo moçambicano em Abril para ajudar a normalizar a situação financeira e operacional da LAM”, prosseguiu Mateus Magala assinalando que a intervenção da Fly Modern Ark visa “arrumar a casa”, devendo mais tarde o Governo decidir sobre o futuro da transportadora, em função das opções indicadas nos estudos sobre a viabilidade da transportadora, que inclui a privatização ou a identificação de uma companhia parceira.

De referir que na segunda-feira, a nova comissão de gestão da LAM anunciou que a empresa deixou de estar insolvente ao cobrar, desde Abril, 47,3 milhões de dólares em dívidas do Estado e privados, mas mantém risco de colapso.

Share this article

Leave a Reply