Administrator accused of extorting semi-precious stones, cash and embezzling goods for cyclone victims

Administradora acusada de extorsão de pedras semi-preciosas, dinheiro e desvio de bens para vítimas de ciclone

A Administradora do distrito de Molumbo, na Zambézia, Ester Malawía está a contas com autoridades de justiça acusada de extorsão de pedras semi-preciosas a um garimpeiro, dinheiro a comerciantes e desviar bens de socorro destinados às vítimas do ciclone Gombe.

Os factos teriam ocorrido no ano passado, e esta quarta-feira, a administradora e outros cidadãos indiciados no caso foram ouvidos pelo Gabinete Provincial de Combate a Corrupção.

Citado pela Rádio Moçambique, o porta-voz do Gabinete, Henriques Pene, disse que o valor extorquido era em Kwacha, moeda do Maláui, e que o processo como seus termos legais na instituição já há meses.

“Trata-se de investigação de factos constatados num inspecção administrativa realizada pelos Serviços Provinciais de Representação do Estado diante de uma denuncia que eles receberam como órgão administrativo”, referiu.

Ele disse que os factos constatados na acção eram passíveis de investigação e o Gabinete recebeu a denuncia na qualidade de órgão competente. “Desencadeamos procedimentos para esclarecer os factos no âmbito penal”.

Em Agosto do ano passado Ester Malawía foi constituída arguida por alegado desvio de produtos alimentares destinados a idosos. Ela tinha sido denunciada pelo Ministério Público (MP) no mês anterior. Na época ela confirmou a acusação e alegou prontidão para colaborar com o MP.

Share this article

Leave a Reply