Empresários de Gaza desafiados a investirem no agro-processamento

Empresários de Gaza desafiados a investirem no agro-processamento

O primeiro-ministro, Adriano Maleiane, desafia aos empresários da província de Gaza a investirem no processamento do arroz e hortícolas, de modo a evitar desperdícios pós-colheita e estimular a produção local.

Adriano Maleiane disse ser papel empresarial, investir no agro-processamento, de modo a fechar a cadeia de valor da produção agrícola.

Maleiane reagia assim à informação do Conselho executivo província de Gaza, dando conta da existência de enormes quantidades de arroz nas mãos dos produtores, nos distritos de Bilene e Chókwè, devido a falta de compradores.

“O conceito de cadeia de valor, o agricultor quando produzir sua produção tem que ter já a prior o comprador, portanto, temos que ter um sistema de contrato a funcionar. As vezes não acontece porque onde há arroz é pressuposto que haja uma agro-processadoora que aí também o sector privado é convidado porque o Estado não vai trazer isso”, disse Maleiane, citado pela Rádio Moçambique.

Ontem, último dia da visita à Gaza, o Primeiro-ministro visitou a empresa agro-pecuária Nguluzane, em Xai-Xai, as obras do Tribunal judicial distrital do Limpopo e a mineradora das areias pesadas de Chibuto.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.