Empresários apostam em novos rótulos e embalagens para tornar os produtos mais competitivos

Empresários apostam em novos rótulos e embalagens para tornar os produtos mais competitivos

A aposta em novas rotulagens e embalagens está a ser vista pelos empresários moçambicanos como estratégia para promover maior competitividade dos produtos nacionais.

Neste sentido, operadores comerciais foram recentemente capacitados pela Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) em matérias sobre o regime jurídico de rotulagem na embalagem de produtos alimentares.

Falando na ocasião, o Presidente da CCM, Álvaro Massingue, disse que a organização do evento enquadra-se nas atribuições da sua instituição destinadas a incentivar, junto do empresariado nacional, as melhores práticas de comércio internacional e exportações.

Segundo Álvaro Massingue, a concretização deste objectivo exige que os produtos moçambicanos sejam devidamente identificados e embalados quer para a satisfação do cliente, bom como para a garantia da protecção da sua qualidade.

“Estes são, a par da certificação da qualidade, os maiores desafios que os produtores nacionais enfrentam para melhorar a sua competitividade tanto no mercado nacional, como no internacional. É indiscutível que uma boa qualidade de embalagem e rotulagem também atraem os compradores”, disse.

De acordo com o Massingue, apesar de serem de melhor qualidade, muitas vezes os produtos nacionais são preteridos a favor dos importados por não darem a devida importância à qualidade de embalagem e rotulagem.

O evento resultou de uma parceria entre a CCM, Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) e o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).

Participou também no seminário a Associação dos Produtores e Importadores de Bebidas Alcoólicas (APIBA) que, sendo uma agremiação de empresas privadas que conta com longa experiência em matérias de embalagem e rotulagem, partilhou igualmente seus conhecimentos neste processo.

A Câmara de Comércio de Moçambique comprometeu-se em prosseguir com o estabelecimento e estreitamento de parcerias para cumprir com o objectivo de servir a classe empresarial nacional e fomentar melhores capacidades para o seu desempenho e lucratividade dos seus serviços.

Partilhar este artigo